segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

AMANHECER NO ARAGUAIA






fotos Carlos Mota


Quando o clarão dos primeiros raios de sol vem acordar a gente, o Araguaia já banhou meio mundo e nos traz o barulho manso de suas águas baixas da estia. Um companheiro se espreguiça na barraca, outro se lembra de fazer o café, aquele vai direto checar a tralha de pesca, eu acordara mais cedo e máquina na mão vou registrando o amanhecer no Araguaia. Um claro tímido aparece no corte do horizonte, sobre os mirtais da outra
margem do rio, e vai se apresentando, mais, até se mostrar por inteiro feito uma bola de basquete crescida em dimensões afogueado e belo,o sol.
E as sombras vão compondo o complemento do cenário, as barracas o acampamento o barco o jirau. As gaivotas sobrevoam nosso espaço e vem e vão e suas sombras, ou mergulham ambas num bote certeiro multiplicando sombras sobre nossas cabeças.
Os barcos e seus pescadores já sobem e descem o rio num frenesi de motores e falas, povoando de vida forasteira o Araguaia.
Serão quatro ou cinco dias assim, nessa mesmice gostosa de acordar com o sol e os passarinhos e de dormir sem nem um boleto ou taxa de condomínio, e se a sorte ajudar
quem sabe um mandubé ou até um belo pintado venha se oferecer ao deleite de sua carretilha...

Nenhum comentário: